sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Rodrigo Camargo, da Ancine, fala sobre o Fundo Setorial do Audiovisual

Camargo: capacitação oportuna para aproximar produtores dos players. Foto:
Beto Figueiroa/Trago Boa Notícia

O 2º Market.Mov se despede nesta sexta-feira, após um semana intensa da Rodada de Negócios do Audiovisual, na Associação Comercial de Pernambuco (Marco Zero, Bairro do Recife) e a participação de 11 players do mercado, entre canais de TV, programadoras e distribuidoras. A última atividade ocorreu na tarde de hoje (21) com a oficina sobre o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), “Entendendo o FSA”, ministrada pelo coordenador do Núcleo do Fundo Setorial do Audiovisual da  Agência Nacional de Cinema (Ancine), Rodrigo Camargo.

Camargo falou sobre o cenário brasileiro do audiovisual, cuja perspectiva é de crescimento, com o aumento do financiamento para o setor. O Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Programa Brasil de Todas as Telas, lançado em julho pelo Ministério da Cultura, Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e a Presidência da República, deve injetar ainda mais fôlego: R$ 1 bilhão e 200 milhões para ser investido até o final de 2015. Estes recursos objetivam reposicionar o País no mundo, tornando o Brasil um grande produtor e programador de conteúdos audiovisuais.

Os aportes governamentais estão sendo investidos em uma série de ações articuladas em torno de quatro eixos: desenvolvimento de projetos e formatos de obras brasileiras; produção e difusão de conteúdos brasileiros no cinema e na televisão; capacitação e formação profissional; e implantação e modernização de salas de cinema. Para diminuir as desigualdades regionais no setor, uma cota de 30% destes recursos pode vir para o Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

"Acho que a a oficina foi bastante oportuna para o Market.Mov, dentro do objetivo de aproximar os players dos produtores, repassando informações importantes para que eles possam se preparar e tirar suas dúvidas", colocou Rodrigo Camargo.

"Foi muito positivo o saldo do 2º Market.Mov. Pela opinião das produtoras que participaram, todos ficaram muitos contentes. E a expectativa é de firmar mais parcerias e realizar mais oficinas em 2015", avaliou Tarciana Portella, coordenadora geral do Market.mov e integrante do Conselho Consultivo do Instituto Delta Zero.

Promovido pelo Instituto Delta Zero, o MARKET.MOV - 2ª Rodada de Negócios do Audiovisual é realizado com o apoio das Secretarias Estaduais de Cultura; Ciência e Tecnologia ; Desenvolvimento Econômico; Trabalho, Qualificação e Emprego além da Fundarpe e AD-Diper. Conta com as parcerias de: Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Agência Nacional do Cinema (Ancine); Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV); Associação Comercial de Pernambuco (ACP); Portomídia/Porto Digital; Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE)/Fundação Joaquim Nabuco/Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC) e Sebrae/PE.

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