Representantes da ABPITV e Rio Content Market conversaram sobre desafios do setor. Foto: Aline Feitosa/Trago Boa Notícia/Divulgação |
Estreitar mais os laços da cadeia produtiva do audiovisual
em Pernambuco e no Nordeste. Este foi o saldo da reunião ocorrida na manhã desta
terça-feira (18), segundo dia do Market.Mov – 2ª Rodada de Negócios do
Audiovisual.
A reunião de articulação e planejamento “Ações Integradas
para o Audiovisual em Pernambuco” reuniu produtores e entidades parceiras para
refletir sobre o atual momento do setor da economia criativa na região, diante
das novas demandas e oportunidades.
Participaram da mesa dois representantes da Associação
Brasileira de Produtoras de Televisão (ABPITV), o diretor executivo Mauro
Garcia e o representante estadual Chico Ribeiro, também sócio-fundador da REC
Produtores, além de Bianca Lacet, coordenadora de delegações do Rio Content
Market. A mediação do encontro ficou a cargo e Tarciana Portella, coordenadora
geral do Market.Mov e integrante do Conselho Consultivo do Instituto Delta
Zero.
Mauro Garcia abriu a reunião destacando o grande volume
histórico de recursos já anunciado ou previsto para o setor audiovisual, entre
eles as diversas linhas de fomento a exemplo do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)
e do Programa Brasil de Todas as Telas. Somente o programa do Ministério da
Cultura, lançado em julho deste ano, prevê recursos da ordem de R$ 1 bilhão e
200 mil até 2015, com uma fatia de pelo menos 30% desse montante para o
Nordeste.
“Os recursos estão aí numa soma que nunca se teve. Há cotas
diferenciadas para cada região, não apenas o Nordeste, mas também Norte e
Centro-Oeste. Então é preciso olhar para os lados e estar atento a todas essas
novas linhas de fomento da Ancine”, declarou Garcia, para uma plateia formada
por representantes de produtoras de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e
outros estados nordestinos. “O Market.Mov é importante para quebrarmos as barreiras
e podermos chegar mais nos clientes”, comentou Carol Vergolino, da Ateliê
Produções, produtora selecionada no edital da Ancine, com recursos do FSA, para
Núcleos Criativos.
Mauro Garcia: "A soma de recursos para o audiovisual é inédita". Foto: Aline Feitosa/Trago Boa Notícia |
“Acho que este é um momento importante. Primeiro para
perceber que já existe uma rede, uma conexão aqui estabelecida. Mas é preciso
avançar mais. Esta é uma reunião de alinhamento para que possamos trabalhar
ainda mais em equipe, não somente com produtoras e entidades de Pernambuco mas
no Nordeste”, afirmou Maria Eduarda Belém, gerente de economia criativa do
Porto Digital. “No Portomídia, temos uma infraestrutura de pós-produção.
Oferecemos cursos de capacitação especializados, tanto na área técnica quanto
na área de tecnologia de ponta. Então a hora agora é de dar suporte e somar
esforços”, completou.
Para Chico Ribeiro, representante estadual da ABPITV, é
preciso tirar proveito deste momento promissor do mercado do audiovisual
brasileiro. “Este é um espaço aberto. Precisamos estar sempre se ajudando, acho
que essa é a missão. Ver as dificuldades e se articular com o Portomídia, o
Instituto Delta Zero e outras instituições no sentido de buscar apoio”, disse
Ribeiro.
Delegação – Na reunião, também se discutiu a possibilidade
de o Market.Mov levar mais uma caravana de produtoras da região para o Rio
Content Market, maior evento de produção de conteúdo audiovisual da América
Latina aberto à indústria de televisão e mídias digitais. Em 2014, 13 empresas
pernambucanas foram ao RCM. A expectativa é levar em torno de 20 produtoras
para o evento previsto para fevereiro de 2015 na capital carioca.
“Teremos a presença de players do Reino Unido, África do Sul, Argentina, Espanha, estamos fechando com os Estados Unidos. Muitos deles interessados em adquirir produtos prontos aqui no Brasil, mas também em fazer co-produções”, explicou Bianca Lacet, representante do RCM.
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