terça-feira, 18 de novembro de 2014

Produtores e parceiros se reúnem para refletir sobre novas oportunidades no 2º Market.Mov

Representantes da ABPITV e Rio Content Market conversaram sobre desafios do setor.
Foto: Aline Feitosa/Trago Boa Notícia/Divulgação

Estreitar mais os laços da cadeia produtiva do audiovisual em Pernambuco e no Nordeste. Este foi o saldo da reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (18), segundo dia do Market.Mov – 2ª Rodada de Negócios do Audiovisual.

A reunião de articulação e planejamento “Ações Integradas para o Audiovisual em Pernambuco” reuniu produtores e entidades parceiras para refletir sobre o atual momento do setor da economia criativa na região, diante das novas demandas e oportunidades.

Participaram da mesa dois representantes da Associação Brasileira de Produtoras de Televisão (ABPITV), o diretor executivo Mauro Garcia e o representante estadual Chico Ribeiro, também sócio-fundador da REC Produtores, além de Bianca Lacet, coordenadora de delegações do Rio Content Market. A mediação do encontro ficou a cargo e Tarciana Portella, coordenadora geral do Market.Mov e integrante do Conselho Consultivo do Instituto Delta Zero.

Mauro Garcia abriu a reunião destacando o grande volume histórico de recursos já anunciado ou previsto para o setor audiovisual, entre eles as diversas linhas de fomento a exemplo do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e do Programa Brasil de Todas as Telas. Somente o programa do Ministério da Cultura, lançado em julho deste ano, prevê recursos da ordem de R$ 1 bilhão e 200 mil até 2015, com uma fatia de pelo menos 30% desse montante para o Nordeste.

“Os recursos estão aí numa soma que nunca se teve. Há cotas diferenciadas para cada região, não apenas o Nordeste, mas também Norte e Centro-Oeste. Então é preciso olhar para os lados e estar atento a todas essas novas linhas de fomento da Ancine”, declarou Garcia, para uma plateia formada por representantes de produtoras de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e outros estados nordestinos. “O Market.Mov é importante para quebrarmos as barreiras e podermos chegar mais nos clientes”, comentou Carol Vergolino, da Ateliê Produções, produtora selecionada no edital da Ancine, com recursos do FSA, para Núcleos Criativos.

Mauro Garcia: "A soma de recursos para o audiovisual
é inédita". Foto: Aline Feitosa/Trago Boa Notícia
“Acho que este é um momento importante. Primeiro para perceber que já existe uma rede, uma conexão aqui estabelecida. Mas é preciso avançar mais. Esta é uma reunião de alinhamento para que possamos trabalhar ainda mais em equipe, não somente com produtoras e entidades de Pernambuco mas no Nordeste”, afirmou Maria Eduarda Belém, gerente de economia criativa do Porto Digital. “No Portomídia, temos uma infraestrutura de pós-produção. Oferecemos cursos de capacitação especializados, tanto na área técnica quanto na área de tecnologia de ponta. Então a hora agora é de dar suporte e somar esforços”, completou.

Para Chico Ribeiro, representante estadual da ABPITV, é preciso tirar proveito deste momento promissor do mercado do audiovisual brasileiro. “Este é um espaço aberto. Precisamos estar sempre se ajudando, acho que essa é a missão. Ver as dificuldades e se articular com o Portomídia, o Instituto Delta Zero e outras instituições no sentido de buscar apoio”, disse Ribeiro.

Delegação – Na reunião, também se discutiu a possibilidade de o Market.Mov levar mais uma caravana de produtoras da região para o Rio Content Market, maior evento de produção de conteúdo audiovisual da América Latina aberto à indústria de televisão e mídias digitais. Em 2014, 13 empresas pernambucanas foram ao RCM. A expectativa é levar em torno de 20 produtoras para o evento previsto para fevereiro de 2015 na capital carioca.

“Teremos a presença de players do Reino Unido, África do Sul, Argentina, Espanha, estamos fechando com os Estados Unidos. Muitos deles interessados em adquirir produtos prontos aqui no Brasil, mas também em fazer co-produções”, explicou Bianca Lacet, representante do RCM. 

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