terça-feira, 21 de outubro de 2014

Oficina do Market.Mov esclarece dúvidas sobre a plataforma digital da rodada de negócios


A coordenadora geral Tarciana Portella falou sobre a necessidade
 de os fornecedores pesquisarem mais os players. Foto: André Soares/Divulgação 

A pouco menos de um mês para a rodada de negócios do Market.Mov – 2ª Rodada de Negócios do Audiovisual, produtoras do setor da economia criativa pernambucana se reuniram ontem (dia 20), na Sala Aloísio Magalhães, na Fundaj do Derby, para terem acesso a informações sobre como participar do evento em novembro.

Na oficina, mediada pela idealizadora e coordenadora geral do 2º Market.Mov, Tarciana Portella, foi apresentada a plataforma digital, produzida sob a consultoria do Sebrae/PE, de inscrições de projetos para a rodada. O consultor Gabriel Cavalcanti, da Uptodate Eventos, empresa licenciada pelo Sebrae, conversou com os candidatos.

“Este formato de rodada de negócios definido pelo Sebrae é útil para o mercado de um determinado produto já existente. A plataforma funciona como um instrumento para os fornecedores se encontrarem com os compradores, que são os players”, afirmou Cavalcanti.

Na plataforma, as produtoras irão preencher um formulário com dados do projeto/produto pronto, com informações, por exemplo, do currículo do diretor e do produtor, além de sinopse do filme (curta, média ou longa-metragem) ou programa para TV.

Dezenas de representantes de produtoras tiraram suas dúvidas.
Foto: André Soares/Divulgação.
Durante a atividade, também foram detalhados os perfis dos 11 grandes players que virão à rodada, entre os dias 17 e 21 de novembro, e suas demandas específicas. Também foram discutidas as modalidades de licenciamento ou pré-licenciamento (em caso de projetos em planejamento) com apoio de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) ou por meio de novos editais que devem ser lançados até o início de 2015.

“É fundamental que, antes da conversa com o player na rodada de negócios, que se saiba quem ele é e também estudar os interesses de cada canal, distribuidora ou programadora. Temos dois players, por exemplo, a Box Brazil TV, do Rio Grande do Sul, e o AE Networks, que somente eles representam sete canais”, frisou Tarciana Portella.

Para as produtoras locais, a oficina teve um saldo bastante positivo. O produtor Gerardo Lopes, do Fábrica Estúdios, na Várzea, participou da 1ª Rodada de Negócios do Audiovisual do Market.Mov em 2013 e achou proveitosa a discussão, inclusive sobre a apresentação durante a rodada. “Levar DVDs e fôlderes não é bom como estratégia de negócios. Acho que o ideal é levar um tablet para apresentar seu produto em vídeo”, disse Lopes.

Representante estadual da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), Chico Ribeiro, também um dos fundadores da REC Produtores Associados, explicou que quanto mais objetiva for a apresentação, melhor deve ser a resposta do player. “A rodada é um espaço para se conhecer um ao outro. A princípio, os players vão observar a sinopse, o currículo e o orçamento. No decorrer, é que será feita a análise da qualidade do produto”, justificou.

A ABPITV é uma parceira do 2º Market.Mov, mediante um Termo de Cooperação assinado no início deste ano com o Instituto Delta Zero, que organiza a série de eventos. A plataforma digital das inscrições para o Market.Mov deve entrar no ar nos próximos dias. Por uma necessidade de ajustes finais, o site passa por uma fase de testes por uma equipe do Sebrae, e logo estará disponível para o cadastro das propostas.

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